top of page

Atendimentos Online

Estive em acompanhamento psicológico desde a infância. A psicologia faz parte da minha vida desde muito nova. Aos dezoito anos fiz cursinho por um tempo e decidi entrar para o curso de psicologia. Durante o curso conheci a abordagem filosófica esquizoanálise, a qual me identifiquei bastante e passei a estudar e me aprofundar desde então. O encontro com a filosofia da diferença me possibilitou ampliar a visão a respeito do mundo, da sociedade e do indivíduo. No último ano da faculdade comecei a estudar e facilitar práticas corporais e de esquizodrama nos caps e em outros campos de estágio e também comecei a me identificar com a prática da psicologia clínica. Me formei em 2014 pela Universidade de Uberaba.

Após formada trabalhei por três anos com psicologia clínica inclusiva e social realizando atendimentos individuais, grupais e coordenações de estágio no Instituto dos Cegos do Brasil Central. Esse momento foi muito importante para a minha formação profissional pois comecei a atender muitas e distintas demandas clínicas. Em 2017 iniciei  os atendimentos em consultório particular e encerrei o formato presencial no início da pandemia em 2020. Desde então atendo apenas de modo remoto realizando atendimentos para pessoas do Brasil e exterior.

Em 2019 me especializei em Psicologia Corporal Reichiana em Campinas e em Esquizodrama em Belo Horizonte. Ao longo desses anos realizei também outros cursos relacionados a práticas corporais como Biodanza, Bioenergética, Yoga e outros dentro do campo da arte como canto, dança e música. Atualmente me dedico aos estudos relacionados ao corpo, a expressão através da escrita e da arte, aos estudos decoloniais e aos processos de construção das subjetividades dentro da cultura brasileira. Hoje em dia me referencio majoritariamente à partir de influências de pensadoras/pensadores do sul global.


Tento construir uma caminhada dentro da psicologia de uma forma autêntica, autônoma, criativa e através de uma ética de cuidado genuína comigo e com aqueles que acompanho. Acredito que o terapeuta faz corpo para outras pessoas e por isso, para mim, é imprescindível exercer essa ética de cuidado primeiramente comigo mesma.  Na clínica e na vida utilizo de práticas corporais como recurso para sentir-pensar com mais presença e consciência. Me inspiro na arte como ferramenta de expressão e de encontro com novas possibilidades de ser quem se é. 

Caroline Almeida
bottom of page